PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 30860 > TRANSPORTE DE ÓRGÃOS FAB REALIZA MAIS DUAS MISSõES DE TRANSPORTE DE óRGãOS EM SãO PAULO

TRANSPORTE DE ÓRGÃOS

FAB realiza mais duas missões de transporte de órgãos em São Paulo

Publicado: 2017-09-14 14:15:01
Veja como foi o procedimento das missões que salvaram vidas

Tripulação e equipe médica que realizaram o transporte dos órgãos
O 4º Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA) - Esquadrão Carajá, localizado na Ala 13, cumpriu, em menos de 12 horas, duas missões de Transporte de Órgãos Vitais (TROV). Para a execução das missões, foi necessário o acionamento de duas tripulações e aeronaves diferentes.

Primeiro transporte do dia

A primeira missão teve início na tarde do dia 31 de agosto. Imediatamente após o acionamento, a tripulação de sobreaviso da aeronave C-97 Brasília foi mobilizada, decolando às 17h10min de Guarulhos (SP) para São José do Rio Preto (SP), onde embarcou a equipe médica. Na sequência, seguiu em rota para Anápolis (GO), local em que ocorreu a captação de um coração procedente do Hospital Henrique Santilo.

O órgão foi entregue ao Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP). “É uma grande satisfação ter realizado uma missão tão nobre como esta. Fico feliz em auxiliar a Central Nacional de Transplantes a salvar uma vida”, afirmou o Comandante da aeronave, Tenente Aviador Alexandre de Oliveira Maio dos Santos.

A segunda missão

Aeronave C-97 Brasilia que realizou o transporteAntes do retorno da primeira missão, outra tripulação de sobreaviso foi acionada. Dessa vez o objetivo foi a captação de um fígado no Hospital de Base, em São José do Rio Preto (SP). A logística da missão foi mais simples, já que o local de embarque da equipe médica e o destino final do órgão, o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, coincidiam com a sede do Esquadrão Carajá.

O Comandante da aeronave no segundo acionamento, Tenente Aviador Osvaldo Peres Maslinkiewicz, falou sobre a missão. “Essa não é minha primeira e espero que não seja a última missão de transporte de órgãos, mas a alegria e o orgulho em contribuir são sempre os mesmos”, disse o piloto.

Os médicos do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) que atuaram na extração dos órgãos revelaram a importância da missão. José Eduardo de Paula Liacono ressaltou a importância das famílias que autorizam a doação de órgãos: “Primeiramente, é importante agradecer às famílias que, mesmo em um momento difícil, aceitam a extração dos órgãos de seus entes queridos para doação a outras pessoas, mesmo que isso atrase as condolências do funeral”.

Já a Doutora Stefany Figueiredo de Lima Cruz destacou o papel fundamental da Força Aérea Brasileira no auxílio à logística para a realização dos transplantes. “Sem dúvidas a FAB facilita e, literalmente, salva vidas junto com a gente. Sem essa logística, a agilidade nos acionamentos e a própria velocidade das aeronaves, seria impossível realizar nosso trabalho”, completou.

Para essas duas missões foram utilizadas 5h40min de voo da aeronave C-97 Brasília. Em um balanço dos serviços prestados, somente no ano de 2017, foram 171 horas de voo destinadas a missões de Transporte de Órgãos Vitais (TROV) e 53 órgãos transportados pelo 4º ETA. Dentre as 41 missões TROV cumpridas pelo Esquadrão Carajá neste ano, metade foram dedicadas a apoiar o Sistema Nacional de Transplantes no Estado de São Paulo.

Fotos: Tenente Alexandre e Tenente Lucas Rocha